MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Se esquecer de colocar um novo anel após o intervalo sem o uso de NuvaRing
Seu período sem o anel foi maior que 7 dias.
Coloque um novo anel assim que se lembrar. Se tiver relações sexuais durante os 7 primeiros dias de uso, utilize uma camisinha. Se houver relação sexual no período sem o anel, pode ser usada a anticoncepção de emergência até 72 horas após a relação sexual desprotegida.




topo


Se o anel ficar temporariamente fora da vagina
NuvaRing libera lentamente hormônios no seu corpo para evitar a gravidez. Se o anel ficar fora da vagina por mais de 3 horas, os hormônios deixarão de ser liberados por um tempo muito longo, e a eficácia contraceptiva poderá ser reduzida.
Se o anel ficou fora da vagina por um período menor que 3 horas, a eficácia contraceptiva não foi reduzida. Você deverá recolocar o anel assim que possível, porém o mais tardar dentro de 3 horas.

Se o anel ficou fora da vagina por um período maior que 3 horas, a eficácia contraceptiva pode ter sido reduzida. Você deverá recolocar o anel assim que possível e utilizar camisinha, até que o anel tenha permanecido continuamente na vagina por 7 dias. Se o primeiro destes 7 dias ocorrer durante a 3ª semana de uso do anel, significa que ele deverá ser usado por um período maior do que 3 semanas (o anel pode permanecer na vagina até o término destes 7 dias). Neste caso, você poderá remover o anel após os 7 dias e ter seu período usual de uma semana sem o uso do anel. Se NuvaRing ficou fora da vagina por um período maior que 3 horas durante a primeira semana de uso do anel, a possibilidade de gravidez deve ser considerada. .

Se você esquecer de retirar o anel
Se você utilizar o anel por mais de 3 semanas, mas por no máximo 4 semanas, a eficácia contraceptiva não é reduzida. Faça seu intervalo regular de uma semana sem o anel e, subseqüente, coloque um novo anel.
Se você utilizou o anel por mais de 4 semanas, a eficácia contraceptiva pode ter sido reduzida e a possibilidade de gravidez deve ser descartada antes de colocar um novo anel.


topo



Se NuvaRing for expelido acidentalmente da vagina
NuvaRing pode ser expelido acidentalmente da vagina se não tiver sido adequadamente colocado. Isto pode acontecer ao remover um absorvente interno, por um movimento dos intestinos ou ao fazer esforço. Mulheres que apresentam certas condições (por ex constipação intestinal, prolapso genital) também podem expelir o anel. Caso o anel seja expelido, você poderá enxaguá-lo com água fria ou morna (não utilizar água quente) e colocá-lo novamente.

Se você quiser mudar permanentemente o dia do começo de sua menstruação
Se você usar NuvaRing conforme indicado, sua menstruação será aproximadamente sempre no mesmo dia a cada 4 semanas. Caso deseje alterar o dia do início de sua menstruação, basta encurtar o intervalo entre dois anéis. Assim, você não colocará um novo anel após 7 dias, mas antes. Por exemplo: se sua menstruação normalmente começa em uma sexta-feira e você deseja que comece na terça-feira (3 dias antes), você deverá colocar o próximo anel 3 dias antes do que normalmente o faria. Sua menstruação também começará em outro dia, neste caso 3 dias antes que o habitual. Se o intervalo sem o uso do anel for muito curto (3 dias ou menos), pode acontecer de você não menstruar e poderá ocorrer algum sangramento durante o uso do próximo anel. O intervalo sem o anel nunca poderá ser maior do que 7 dias: você poderá encurta-lo mas nunca aumentá-lo.


topo



Se você quiser atrasar a data de sua menstruação
Você pode atrasar sua menstruação colocando um novo anel imediatamente após a remoção do anel que estiver usando, não fazendo o intervalo sem o anel. Você poderá manter o novo anel na vagina por até 3 semanas. Enquanto estiver usando o novo anel, poderá ocorrer algum sangramento ou mesmo uma menstruação. Quando desejar que sua menstruação comece, simplesmente retire o anel. Coloque um novo anel após o intervalo usual de uma semana sem anel.

Se você apresentar um sangramento inesperado
Durante o uso de NuvaRing algumas mulheres podem apresentar sangramentos vaginais inesperados entre as menstruações. Poderá ser necessário o uso de absorventes, mas continue a usar o anel normalmente.
Se o sangramento irregular continuar, ficar mais intenso ou recomeçar, consulte um serviço de saúde.


topo


Se você não menstruar por uma vez
Você utilizou NuvaRing de acordo com as instruções:

Se você não menstruou mas utilizou NuvaRing de acordo com as instruções e não tomou outros medicamentos durante este período, é muito pouco provável que esteja grávida. Continue a utilizar NuvaRing normalmente. Se você não menstruar por duas vezes seguidas, a possibilidade de gravidez deve ser afastada.. Não coloque outro anel até que seja confirmado que não está grávida.

Você não utilizou NuvaRing de acordo com as instruções:

Se você se desviou do esquema de uso recomendado e não menstruou no primeiro intervalo sem o anel, você pode estar grávida. Consulte o serviço de saúde antes de colocar um novo anel.


Se você quiser parar de usar NuvaRing
Você pode parar de usar NuvaRing a qualquer momento. Caso não deseje ficar grávida, informe-se sobre outros métodos anticoncepcionais no serviço de saúde. Se você parar de usar NuvaRing porque quer engravidar, geralmente recomenda-se que espere até a próxima menstruação natural (ou seja, a menstruação seguinte àquela que ocorre após a retirada do anel) para conceber. Isto irá ajudar a calcular a data provável de nascimento do bebê.


topo