MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS

QUANTO FALHA/PROTEGE?

O principal objetivo de qualquer método anticoncepcional é prevenir de forma eficaz a gravidez. Deve-se sempre distinguir entre a eficácia teórica, inerente ao uso do método em condições ideais e a eficácia prática ou rotineira, dependente de vários fatores intercorrentes como a simplicidade, a motivação, etc. Estudos clínicos extensos e multicêntricos visando estabelecer a eficácia do NuvaRing, foram realizados na Europa e América do Norte entre os anos 2000 e 2002 totalizando 23.298 ciclos ou 1.840 mulheres/ano de exposição à gravidez.

No estudo europeu ocorreram seis gestações durante o uso do anel, gerando um Índice de Pearl (número de gravidezes por 100 mulheres/ano) global de 0,65. Como três dessas mulheres violaram o protocolo de uso do NuvaRing, o Índice de Pearl corrigido foi de 0,40, que condiz com cifras relatadas na Europa em estudos com anticoncepcionais orais combinados.

No estudo norte-americano ocorreram quinze gestações, oito das quais foram causadas por violações graves do protocolo. Isso resultou em um Índice de Pearl global de 1,75 e um índice corrigido de 1,27, condizente com a taxa de gestação normalmente observada em estudos norte-americanos com anticoncepcionais orais combinados, que é de 1,21 gestações por 100 mulheres/anos.

O uso correto e consistente de um método anticoncepcional ou aderência provavelmente é o principal fator dependente da usuária na determinação da eficácia desse método. No ensaio europeu, 90,8% dos ciclos estudados foram cumpridos de acordo com o protocolo, em comparação com 79,9% no ensaio norte-americano. Quando os dados dos dois estudos foram combinados, a aderência a NuvaRing foi alta, com 85,6% dos 23.298 ciclos considerados cumpridos corretamente.