MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como Funciona


O mecanismo primário por meio do qual NuvaRing exerce seu efeito anticoncepcional é a supressão da ovulação. O anel vaginal funciona, portanto, como uma pílula ou um adesivo anticoncepcional . A este mecanismo, chamado central, somam-se alterações nas características do muco cervical que dificultam a passagem dos espermatozóides através do trato genital feminino.

Estes últimos, os mecanismos periféricos, são de menor importância de vez que estudos de farmacodinâmica bem conduzidos documentaram inibição da ovulação através da medida do diâmetro folicular (ao ultrassom) e de dosagens hormonais (gonadotrofinas e progesterona) e atestaram que, mesmo durante uso atípico (breves retiradas do anel durante o período de uso ou retardo da sua retirada decorridas as 3 semanas) não ocorreu a ovulação (veja gráfico abaixo). Também ocorrem alterações endometriais semelhantes às observadas com o uso das pílulas combinadas, cujo possível efeito sobre a implantação não tem sido estudado.

Inibição da Ovulação com NuvaRing
Mulders & Dieben, Fertil Steril, 2001;75:865–7


Um estudo que avaliou as propriedades de inibição da ovulação de NuvaRing através da medida do diâmetro folicular e das concentrações séricas de estradiol e progesterona durante os 7 dias que antecederam a inserção de NuvaRing (dias -7 a 0) e nas 3 semanas de uso do anel (dias 1 a 21) demonstrou que, na semana anterior à inserção (dias -7 a 0) os folículos começaram a crescer acompanhado de aumento na produção de E2. Após a inserção do anel, os folículos regrediram em tamanho e permaneceram pequenos pelo resto do período em que o anel foi usado. Em linha com este padrão de crescimento folicular, houve declínio abrupto da concentração sérica de E2 após a inserção do anel, que permaneceu em níveis abaixo do limite de detecção (49,9 pmol/L) até o final do estudo.
A concentração de P ficou baixa no curso das 3 semana do uso do anel, confirmando que não ocorreu ovulação (progesterona >10 nmol/L é indicativo de ovulação).