MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Efeitos Colaterais e Intercorrências


Nos estudos clínicos, a incidência de queixas relacionadas ao método foi baixa e os efeitos colaterais foram, em geral, leves ou moderados (ver taxas de descontinuação por causa). Os eventos adversos mais comuns relacionados ao uso do método foram dor de cabeça, vaginite, leucorréia e eventos relacionados ao anel. A grande maioria achou o anel muito fácil de usar, incluindo aquelas mulheres que sentiam algum incômodo com o anel e nas mulheres que discontinuaram precocemente.

Como se observa com outros métodos combinados, a freqüência de efeitos colaterais tende a diminuir com o tempo de uso.

EFEITOS ADVERSOS RELACIONADOS AO USO DO NUVARING
Efeito Adverso
% mulheres
Dor de cabeça
5,8
Vaginite
5,6
Leucorréia
4,8
Eventos relacionados ao anel*
4,4
Ganho de peso
4,0
Náusea
3,2
* Sensação de corpo estranho, problemas de coito e expulsão

 

Efeito sobre o peso corporal:  Não foram detectados casos de aumento exagerado de peso, mas as usuárias aumentaram, em média, 0,84Kg em um ano.  Ainda não há experiência de uso prolongado.

Efeito sobre os sangramentos: O controle do ciclo menstrual foi bastante bom.  A taxa de ausência de sangramento por deprivação, no período de descanso, foi de 1,5% dos ciclos estudados. 

O sangramento foi, na maioria dos casos igual ou menor que o  padrão pre-inserção do anel. A média de duração dos sangramentos foi de 4,5 a 5,2 dias e a maioria das mulheres sangrou só no período de descanso.  Em 6,1% dos ciclos o sangramento começou antes de terminar o prazo de uso do anel e em 23,9% dos ciclos o sangramento continuou após a inserção do anel após o período de descanso.  A maioria qualificou o controle do ciclo como bom ou muito bom.