MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Continuidade de Uso e Causas de Descontinuação

 

Por ser um método recentemente introduzido no mercado, ainda não há experiência suficiente que permita avaliar a continuidade de uso do método em uso rotineiro, porém, os estudos clínicos disponíveis sugerem que a taxa de continuação em um ano poderá ser muito parecida com a da pílula.

Por outro lado, os autores salientam que a porcentagem de uso perfeito é mais alta com anel vaginal que com pílula, ou seja, há uma porcentagem maior de uso perfeito, que poderia redundar em   taxas de continuação maiores.

O maior estudo clínico com anel vaginal, com 2.322 usuárias, mostrou que a taxa de continuação aos 12 meses foi de 64,6%.   A principal causa de descontinuação foram as causas pessoais, incluindo o desejo de engravidar (18,6%), seguida pela presença de efeitos secundários (15,9%) e gravidez (0,9%).

Os efeitos secundários responsáveis pela descontinuação de uso foram muito variados e semelhantes aos relatados com as pílulas combinadas, mas também aparece uma certa porcentagem de descontinuações devidas a problemas locais do uso do anel que foram, individualmente, a causa mais freqüente de descontinuação de uso por causa de efeitos secundários ou intercorrências (2,5% das usuárias abandonaram o uso do anel antes de completar um ano por problemas locais com o anel).   As outras causas mencionadas são cefaléia, 1,3%; vaginite, 1,3%; ansiedade, nervosismo, 1,2%; aumento de peso, 1,0%; e alterações menstruais, 0,8%.   (Dieben. Obstetrics and Gynecology, vol 100, Nº 3, 2002).