MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como se Usa



Importante
Nas distribuidoras e na farmácia NuvaRing deve ser conservado em geladeira (entre -2 e -8°C). Quando a mulher comprar o produto, a farmácia deve anotar na embalagem (em local próprio para isto) a data da venda e a data limite para uso. O produto poderá ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) por um período máximo de quatro meses após a compra. NuvaRing não deve ser inserido após quatro meses de permanência à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C) ou após o prazo de validade impresso na embalagem, devendo ser considerada a data que ocorrer primeiro.


COMO USAR
Cada NuvaRing é destinado a um ciclo de uso; um ciclo compreende 3 semanas de uso do anel na vagina seguidas de um período de 1 semana sem o anel. Uma vez inserido (pela própria mulher), o anel deve ser deixado no local por 3 semanas e então removido no mesmo dia da semana em que foi inserido. Por exemplo: se o anel foi inserido em uma quarta-feira às 22h, ele deve ser removido três semanas depois, em uma quarta-feira, por volta das 22h. Na quarta-feira seguinte, um novo anel deve ser inserido.

COMO SE FAZ A INSERÇÃO E REMOÇÃO DO ANEL

Estas são as instruções que a usuária deve receber:

Você pode inserir e remover o NuvaRing com facilidade, adotando a posição que lhe parecer mais cômoda, como agachada, deitada ou em pé com uma perna levantada (Figura 1).

FIGURA 1- Escolha uma posição confortável para inserir o anel.

Antes da inserção propriamente dita, lave bem as mãos e remova NuvaRing do sachê. Não despreze o sachê. Segure o anel entre seu polegar e o dedo médio e pressione-o até que os dois lados fiquem juntos para que você possa colocá-lo. Insira o anel na vagina, como nas figuras seguintes (Figuras 2, 3 e 4).

FIGURA 2 - Retire NuvaRing do sachê.
FIGURA 3 - Pressione o anel.




FIGURA 4 A
FIGURA 4 B
FIGURA 4 C


Coloque o anel na vagina com uma das mãos (FIGURA 4 A). Se necessário o lábio pode ser afastado com a outra mão. Empurre o anel para dentro da vagina até senti-lo confortável (FIGURA 4 B). Deixe o anel no lugar durante 3 semanas (FIGURA 4 C).
Quando NuvaRing estiver no lugar, você não deverá senti-lo. Caso você se sinta desconfortável, empurre-o delicadamente mais para dentro da vagina. A posição exata do anel dentro da vagina não é importante para sua ação anticoncepcional.


topo

Após 3 semanas você deverá remover NuvaRing da vagina, o que poderá ser feito enganchando o dedo indicador sob o anel ou segurando o anel entre os dedos indicador e médio e puxando-o para fora. O anel utilizado deve ser colocado de volta no sachê em que foi comprado (e que você guardou no momento da inserção) e, então, descartado no lixo comum.

Não esqueça: contando a partir do dia da colocação, o anel vaginal deve permanecer no lugar sem interrupções por 3 semanas consecutivas. Aí, então, você removerá o anel no mesmo dia da semana e aproximadamente na mesma hora em que ele foi inserido.  



Depois de retirar NuvaRing, você ficará uma semana sem o anel. Durante esta semana você deverá ficar menstruada, o que geralmente ocorre 2 a 3 dias após a remoção. O novo anel deve ser colocado exatamente após o intervalo de uma semana (no mesmo dia da semana e aproximadamente no mesmo horário em que foi inserido o anel anterior), mesmo que sua menstruação não tenha ainda terminado. Caso o novo anel seja inserido mais de 3 horas após o horário habitual de colocação, sua eficácia anticoncepcional poderá ser reduzida.


Se você agir corretamente, sua menstruação ocorrerá a cada 4 semanas, aproximadamente nos mesmos dias.

Quando iniciar o uso
A condição mais importante para iniciar o uso do EVRA, assim como para qualquer outro método anticoncepcional, é que a mulher não esteja grávida. Existindo certeza de que ela não está grávida, pode começar o seu uso a qualquer momento, respeitando as condições já descritas nos critérios de elegibilidade.
O EVRA pode ser usado por uma mulher que está menstruando espontaneamente; para substituir outro método hormonal, com o qual possa estar menstruando regularmente ou estar em amenorréia; depois da retirada de um DIU; após um parto, com ou sem lactação ou depois de um aborto.


volta ao menu





Início do uso em mulheres menstruando espontaneamente.
Idealmente, o primeiro adesivo deve ser aplicado durante as primeiras 24 horas do seu período menstrual. Se o uso se inicia depois do primeiro dia, recomenda-se usar um método de barreira ou abstinência por sete dias.




volta ao menu

 




Início após suspender a pílula.
O tratamento com EVRA deverá ser iniciado (aplicação do adesivo) no dia que corresponderia a recomeçar o uso da pílula. Se iniciado depois, deverá ser usado um método de barreira ou manter abstinência por sete dias.


volta ao menu




Início após o uso de anticoncepcionais injetáveis.

Aplicar o adesivo no dia em que deveria tomar a injeção, respeitando o prazo além da data de reaplicação da injeção. Ou seja, o adesivo pode ser colocado até 15 dias depois do dia em que deveria tomar a injeção trimestral e até sete dias após a data em que deveria ter tomado a injeção mensal.

Se o adesivo é colocado depois desse prazo, a mulher deverá usar um método de barreira por sete dias..




volta ao menu

 




Início após um parto.
Se a mulher está amamentando, o EVRA pode ser usado a partir do sétimo mês. Afastar a gravidez antes de começar o uso se não houver menstruação. Se não está amamentando pode começar aos 28 dias pós-parto.


volta ao menu

 





Início após um aborto.
Após um aborto no primeiro trimestre, EVRA poderá ser iniciado imediatamente (até cinco dias) ou pode-se esperar a menstruação. Nesse intervalo, ela deverá ser instruída a utilizar um método anticoncepcional não hormonal.
EVRA deverá ser iniciado não antes de 4 semanas após um aborto ocorrido no segundo trimestre. Quando EVRA for utilizado após o parto ou aborto, o aumento do risco de doença tromboembólica deverá ser considerado.


volta ao menu

 



Início após remoção do DIU.
Pode iniciar imediatamente se há certeza de que não está grávida ou esperar a próxima menstruação. Se a retirada do DIU foi fora do período menstrual e colocou o adesivo imediatamente, a mulher deve usar um método de barreira por sete dias.
 



volta ao menu