MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Continuidade de Uso e Causas de Descontinuação


Há poucos dados na literatura avaliando o comportamento clínico e a taxa de continuação desses métodos. Os poucos estudos que se referem a esses aspectos são estudos muito bem controlados e os resultados são muito variáveis, encontrado taxas anuais entre 50 e 90% de continuação aos 12 meses.

Em uso rotineiro, a falta de dados é quase total, sendo impossível fazer estimativas válidas sobre a taxa de continuação e impacto demográfico do uso desses métodos. Por outro lado, estes métodos, em muitas ocasiões, são usados como métodos de transição, sabendo que seu uso será por pouco tempo, fazendo que a taxa de continuação não tenha, nesses casos, nenhum valor como avaliação da satisfação com o método.

Estudos bem controlados têm mostrado que a motivação e o grau de compromisso conjunto dos casais são fatores fundamentais para a aceitação inicial e a continuidade de uso desses métodos. Também alguns estudos mostram que os resultados são melhores em grupos que têm uma motivação religiosa forte.

Em relação às causas de abandono desses métodos, como é de esperar, não há referência a efeitos adversos ou intercorrências. As causas de abandono, além da gravidez indesejada, obedecem a razões pessoais, por dificuldades em calcular adequadamente o período fértil ou dificuldades para cumprir com os períodos de abstinência.