MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como se Usa



Controle Clínico

Os MBPF não apresentam riscos para a saúde e, por isso não demandam de nenhum tipo de acompanhamento clínico ou exames de laboratório. Entretanto, as usuárias devem ser encorajadas a realizar um check-up anual, para prevenção de câncer de mama e de colo do útero.

Por outro lado, estes métodos dependem do cumprimento estrito das instruções, o que faz necessário dar apoio e estímulo aos casais usuários desses métodos e estar sempre disponíveis para resolver as suas dúvidas. Recomenda-se que os serviços que ofereçam esses métodos tenham sempre pessoal disponível para responder dúvidas dos usuários, pessoalmente ou por telefone e, se possível ofereçam uma hot-line (telefone 0800), para atender consultas fora do horário normal de atendimento.

Adicionalmente, um método que parece ter tido bons resultados é promover reuniões periódicas de grupos de casais usando esses métodos que, compartilhando experiências, podem ajudar-se mutuamente a melhor usar esses métodos. Este sistema parece ser especialmente efetivo em comunidades ou grupos religiosos.