MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS

QUANTO FALHAM/PROTEGEM?



Eficácia

A eficácia dos métodos baseados na percepção da fertilidade (MBPF) varia muito mais do que a dos outros métodos anticoncepcionais, porque depende muito da maneira como são usados.

Para maior eficácia, o casal deve abster-se de relações com penetração durante todo o período fértil.

Manter relações vaginais durante o período fértil, ainda que usando métodos de barreira, diminui a eficácia. Manter abstinência durante o período fértil e usar camisinha nas relações vaginais fora do período fértil pode aumentar muito a eficácia do método.


Em geral todos os métodos baseados na percepção da fertilidade são pouco eficazes no uso rotineiro: taxa de gravidez de 20 em 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma gravidez em cada cinco usuárias). Esses dados foram obtidos de pesquisas com usuários, compilando dados de diferentes métodos para determinar o período fértil.

Podem ser eficazes ou muito eficazes quando usados de forma correta e consistente:
  • Calendário: nove em 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 11).
  • Muco Cervical: três em 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 33). 
  • Temperatura corporal basal: uma em 100 mulheres no primeiro ano de uso (Somente quando as relações sexuais acontecem apenas depois da ovulação e antes da próxima menstruação)
  • Sintotérmico: duas em 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 50 mulheres).
  • Método dos dias fixos, também conhecido como o método do colar: Recentemente o método dos dias fixos (colar) foi avaliado, num estudo muito bem controlado, e os resultados mostraram uma taxa de gravidez de 4,75 em 100 mulheres em uso correto e 11,96 em mulheres que tiveram algumas relações durante o período fértil definido pelo método.

 

Importante: 
•  São escassas as informações sobre a eficácia do uso dos MBPF junto com métodos de barreira ou coito interrompido. Alguns casais preferem usar métodos de barreira em vez de praticar abstinência sexual durante o período fértil, mas essa conduta aumenta o risco de gravidez com este método.

•  Casais que habitualmente usam métodos de barreira também podem usar os métodos comportamentais e evitarem manter relações sexuais durante o período fértil. Essa combinação é mais eficaz do que o uso isolado de métodos de barreira.  Porém, quando se usa abstinência periódica como método principal, a eficácia é maior evitando relações sexuais ao invés de usar métodos de barreira durante o período fértil

( TABELA)