MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como Funcionam

Estes métodos evitam a gravidez porque impedem o encontro de um espermatozóide com capacidade fecundante com um óvulo em condições de ser fertilizado.   Para tanto, a mulher deve evitar manter relações sexuais com penetração vaginal durante o período fértil.

Todos os ciclos em que a mulher tem um ciclo ovulatório, tem um período fértil, ou seja, um período no qual uma relação sexual pode resultar numa gravidez. O período fértil dura seis dias, compreendendo o dia da ovulação e os cinco dias anteriores. Em conseqüência, os métodos baseados na percepção da fertilidade funcionam predizendo os dias férteis em cada ciclo para que a mulher evite as relações nesses dias e, dessa forma, evite a gravidez.
 
Existem diferentes métodos para detectar o período fértil, utilizando só a história menstrual, sinais físicos ou exames laboratoriais que apresentam maior ou menor acurácia, mas todos precisam da colaboração do casal para que realmente a mulher possa evitar as relações durante o período fértil.
Se o casal não pode manter abstinência durante todo o período fértil, deve usar camisinha ou outro método de barreira como método complementar.


Diagnosticar com certeza quando ocorrerá a ovulação com uma antecedência de mais de 48 horas é muito difícil e os ciclos da mulher tendem a ter variações mais ou menos amplas.   Por isso, todos os métodos, para oferecer eficácia anticoncepcional razoável, devem ser praticados com períodos de abstinência muito maiores do que seis dias ou tendo relações só no período pós-ovulatório, quando já há sinais claros que a ovulação ocorreu e o óvulo já não pode ser fecundado.