MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como se Usam


O modo de uso é fundamental para a eficácia e o desempenho clínico de todos os anticoncepcionais, mas os MBPF são os que mais dependem dos usuários, e com um complicador adicional, precisam da colaboração de ambos parceiros.

Em essência, o modo de uso destes métodos depende da capacidade da mulher/casal de detectar apropriadamente o período fértil e da capacidade do casal de cumprir a instrução de abster-se de relações sexuais, vaginais, no período fértil.

Como já foi dito na secção "quanto protegem", a eficácia destes métodos depende do seu uso correto e consistente e a eficácia  é significativamente maior nos casais que não têm relações com penetração no período fértil que nos casais que têm relações com preservativo nesses dias.

Além desses princípios gerais, os diferentes MBPF utilizam diferentes procedimentos para predizer o período fértil, mantendo o princípio essencial de evitar as relações no período fértil.

Na secção instruções de uso, descrevemos os procedimentos para calcular o período fértil nos diferentes métodos, mas os usuários devem ser informados que estes métodos podem ser combinados de diferentes maneiras, que também serão descritas.




INSTRUÇÕES DE USO ESPECÍFICAS PARA CADA MBPF

Método do Calendário

Muco Cervical (Billings)

Método da Temperatura Corporal Basal

Método Sintotérmico

Método dos Dias Fixos

Método do Colar




Métodos do Calendário

Antes de usar esse método com segurança, a mulher deve registrar o número de dias de cada ciclo menstrual durante, pelo menos, 6 meses. O primeiro dia da menstruação é sempre o dia número 1. O total de dias de cada ciclo inclui desde o dia que começa a menstruaçãoo até o último dia antes da próxima.

O ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina no último dia antes da menstruação seguinte.

A partir desse registro, a mulher subtrai 18 do número de dias do seu ciclo menstrual mais curto . Isso dará uma estimativa do primeiro dia do seu período fértil. A seguir, ela subtrai 11 dias do número de dias do seu ciclo menstrual mais longo. O resultado é o último dia do seu período fértil.

O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal durante o período fértil.

Exemplo:
Se o ciclo menstrual variou entre 26 e 32 dias durante o registro:
  • Ciclo mais curto: 26 - 18 = 8. A mulher deve evitar relações sexuais sem proteção a partir do dia número 8 de cada ciclo. (o dia 8 é o primeiro dia de abstinência)

  • Ciclo mais longo32 - 11 = 21. Ela pode ter relações sexuais sem proteção a partir do dia número 22 de cada ciclo.(o dia 21 é o último dia fértil, ou seja o último dia de abstinência)
Se a mulher apresenta ciclos mais longos ou mais curtos, duas ou mais vezes em um ano, deve refazer os cálculos de acordo à essa nova situação. Por isso a mulher usando calendário deve continuar sempre anotando os dias em que começam as menstruações e calculando a duração de cada ciclo.

O método do calendário, assim descrito pode requerer, em um ciclo, 16 ou mais dias de abstinência sexual, ou o uso de métodos de barreira nesses dias, especialmente se a mulher tem ciclos irregulares. Para alguns casais, praticar abstinência periódica pode ser um pouco restritivo.

Em geral, mulheres com ciclos com variações de mais de seis dias não devem usar esse método.

Por esta razão, o casal pode também utilizar, concomitantamente, o método da temperatura basal, com o qual pode reduzir-se o período de abstinência pós-ovulatória.



Muco Cervical
  As instruções detalhadas a seguir correspondem às recomendadas pelos grupos que promovem este método, conhecido também como Método de Billings, pelo autor que o descreveu.  

EVOLUÇÃO DO MUCO CERVICAL NO CICLO MENSTRUAL
Durante o ciclo menstrual, a quantidade e características do muco cervical, que determina as características das secreções vaginais, variam da seguinte forma:
Depois da menstruação, o muco cervical inexiste ou é extremamente escasso e indetectável para a mulher. Este príodo se conhece como o período seco pré-ovulatório e se estende, habitualmente, até o dia 7 a 10 do ciclo.
O dia em que aparece o muco cervical marca o início do período úmido, que corresponde ao período em que a mulher deve abster-se de relações sexuais vaginais. Durante esse período, o muco cervical começa sendo escaso, turvo e pegajoso e, progressivamente, aumenta em quantidade e elasticidade e fica cada vez mais claro e transparente (como clara de ovo cru). O dia do pico estrogénico o muco alcança o máximo em quantidade, limpidez e elasticidade (esse dia é conhecido como o ápice do muco, e depois da ovulação, por ação da progesterona, o muco perde a elasticidade e diminui muito em quantidade até a próxima menstruação.
  • A mulher deve examinar, diariamente, a presença ou ausência de secreções vaginais. O casal pode manter relações sexuais vaginais, livremente, até o dia que ela perceber que a vagina está úmida ou observar secreções nos dedos, na roupa íntima ou no papel higiênico. Esse dia corresponde ao início do período úmido, durante o qual o casal deve evitar manter relações sexuais vaginais.
  • O casal deve continuar a evitar as relações sexuais com penetração vaginal durante todo o período úmido até quatro dias após do ápice, ou seja, do dia da máxima elasticidade e limpidez do muco.
  • Até a próxima menstruação, as secreções continuarão escassas ou inexistentes e o casal poderá ter relações, livremente, até a menstruação.
  • Segundo a descrição clássica do método de Billings, a recomendação é que os casais evitem relações sexuais vaginais durante a menstruação, porque fica difícil verificar as secreções cervicais. Entretanto, as chances de gravidez nos primeiros cinco ou seis dias do ciclo são muito pequenas.
Embora os promotores do método de Billings afirmam que a mulher bem treinada não tem dificuldades em reconhecer as características do muco cervical, algunas condições, tais como spotting intermenstrual, leucorréia ou seu tratamento via vaginal, espermicidas, etc, podem dificultar a detecção segura de suas características.
O casal não deve ter relações sexuais com penetração vaginal se não há certeza quanto à presença de muco cervical.



Temperatura Corporal Basal
  • A mulher deve verificar a sua temperatura corporal basal todos os dias. A temperatura basal deve ser medida de manhã, se possível à mesma hora, antes de levantar-se e realizar esforços. A medição pode ser oral, retal ou vaginal, mas a mulher deve usar sempre a mesma modalidade. O registro diário deve ser feito numa gráfica, em papel milimetrado, que permita discriminar décimas de grau. A mulher deve ser bem instruída para fazer a leitura adequada do termómetro e para anotar corretamente no gráfico.
  • A temperatura da mulher sobe 0,2° a 0,5°C no período após a ovulação (aproximadamente no meio do ciclo menstrual, para muitas mulheres).

O casal deve evitar relações sexuais com penetração vaginal desde o primeiro dia da menstruação até depois de três dias que a temperatura basal tenha subido.

  • Depois disso, o casal pode ter relações sexuais (durante os próximos 10 a 12 dias) até o início da próxima menstruação.

Este método pode ser usado individualmente, ser parte do método sintotérmico ou ser usado como complemento do método do calendário, porque pode permitir reduzir o período de abstinência pós-ovulatória.



para o menu

 

Método Sintotérmico

O casal identifica os dias férteis e inférteis através de uma combinação dos três métodos: calendário, monitoração da temperatura corporal basal e exame do muco cervical e, freqüentemente, outros sinais e sintomas que podem indicar a ocorrência da ovulação, tais como a consistência do colo do útero, ingurgitamento mamário, dor pélvica, mudanças de humor, etc.

  • A mulher deve manter o registro diário das secreções vaginais, da temperatura basal, e de outros sintomas, além das datas das menstruações. Isso permitirá a ela adquirir experiência na detecção dos sinais da ovulação, tornando o método mais confiável.
  • O casal deve interromper as relações sexuais com penetração vaginal quando a mulher perceber as secreções cervicais ou o dia do começo do período fértil, determinado pelo calendário. Para maior proteção, o casal pode começar a se abster de relações sexuais desde o primeiro dia da menstruação.
  • O casal deve continuar evitando as relações sexuais vaginais até que tenha passado o quarto dia após sinais inquívocos de ovulação (ápice do muco cervical, aumento da temperatura basal, ou algum sintoma ou sinal que consistentemente ocorra durante a ovulação. Estes sinais de ovulação incluem: dor pélvica (dor do meio, dor da ovulação), modificações cervicais, sensibilidade mamária, mudanças de humore outros que a mulher possa relacionar consistentemente com a ocorrëncia da ovulação.

O uso combinado de todos os sinais pode aumentar a precisão da detecção da ovulação, permitindo períodos mais curtos de abstinência. O período em que as possibilidades de engravidar são praticamente nulas é desde três dias depois da ovulação até a menstruação seguinte.
 



Métodos dos dias fixos

Embora existem poucos estudos bem controlados, uma porcentagem importante das falhas do método do calendário se deve a dificuldades no calculo do período fértil, devido à complexidade do procedimento para pessoas não acostumadas a realizar cálculos. Alem disso, a dificuldade do procedimento desencoraja os provedores que não oferecem o método porque, a priori, consideram que a mulher não compreenderá e usará errado e desencoraja os usuários potenciais a solicitar um método que é apresentado como complicado e pouco eficaz.

Essas razões motivaram alguns pesquisadores a buscar métodos alternativos de cálculo do período fértil que fossem mais simples, sem perder precisão. Um grupo de pesquisadores de uma universidade com longa tradição no estudo dos MBPF (Georgetown University), depois de estudar grupos de casais com amostras grandes chegou ao desenvolvimento do método dos dias fixos, muito mais simples que o calendário, que seria igualmente eficaz ao calendário, se usado por casais em que a mulher tem ciclos entre 26 e 32 dias de duração.

O método se baseia no conhecimento atual dos determinantes do período fértil que mostram que uma relação pode dar origem a uma gravidez quando ocorre nos cinco dias que antecedem à ovulação ou no dia da ovulação.

Com base a esses conhecimentos, determinou-se que, para mulheres com ciclos entre 26 e 32 dias, o período de abstinência deve começar o oitavo dia do ciclo e o último dia de abstinência deve ser o 19º dia do ciclo.

As instruções de uso para esse método são muito simples:

a) Marcar com um círculo o dia em que começa a menstruação num calendário.
b) Marcar também com um círculo os próximos sete dias.
c) Marcar com um X os próximos 12 dias.
d) A MULHER NÃO DEVE TER RELAÇÕES SEXUAIS COM PENETRAÇÃO NOS DIAS MARCADOS COM X.
e) Em cada ciclo, a mulher pode ter relações livremente nos dias marcados com círculo e os dias após o último marcado com X até a próxima menstruação.

O MÉTODO É ADEQUADO PARA MULHERES EM QUE A MENSTRUAÇÃO NÃO ADIANTA MAIS DE QUATRO DIAS E NEM ATRASA MAIS DE DOIS DIAS, OU SEJA, COM CICLO ENTRE 26 E 32 DIAS.


f) Se a menstruação atrasa ou adianta por acima do limite estabelecido, a mulher deve usar camisinha sempre que tenha relações sexuais no ciclo seguinte, ainda nos dias que, teoricamente, estão fora d período fértil e não ter relações nos dias marcados com X.
g) Se as alterações repetem, a mulher deve consultar no centro de saúde porque, muito provavelmente, deverá mudar de método..

Exemplo Ilustrativo

Mulher com datas de início da menstruação:

10-09-03 / 09-10-03 / 09-11-03 / 07-12-03

A mulher não deve ter relações os dias com fundo vermelho. O dia em que o número está em vermelho indica o dia que começou a menstruação.
Tirando as contas desta forma, a mulher pode marcar em qualquer calendário os dias que não pode ter relações, com um X ou qualquer outro sinal.

SETEMBRO
OUTUBRO
D
S
T
Q
Q
S
S
D
S
T
Q
Q
S
S
1
2
3
4
5
6
1
2
3
4
7
8
9
10
11
12
13
5
6
7
8
9
10
11
14
15
16
17
18
19
20
12
13
14
15
16
17
18
21
22
23
24
25
26
27
19
20
21
22
23
24
25
28
29
30
26
27
28
29
30
31

Observar que a mulher pode ter relações 7 (sete) dias a contar do dia do começo da menstruação, incluindo este.
Depois tem que estar em abstinência 12 (doze) dias.
Depois pode ter relações livremente.
Notar que o primeiro dia de abstinência é o mesmo dia da semana que o começo da menstruação. Se a menstruação começou uma segunda feira, a abstinência começa a segunda feira da outra semana..

NOVEMBRO
DEZEMBRO
D
S
T
Q
Q
S
S
D
S
T
Q
Q
S
S
           
1
1
2
3
4
5
6
2
3
4
5
6
7
8
7
8
9
10
11
12
13
9
10
11
12
13
14
15
14
15
16
17
18
19
20
16
17
18
19
20
21
22
21
22
23
24
25
26
27
23
24
25
26
27
28
29
28
29
30
31
     
30

 


Método do Colar

Também o grupo de investigadores da Universidade de Georgetown desenvolveu um colar de contas de diferentes cores que pode ser muito útil para determinar os dias em que não deve ter relações, sem necessidade de usar um calendário.

O colar tem 32 contas ovais e uma cilíndrica e um anel de borracha que se desloca todos os dias. A conta cilíndrica é preta e tem uma seta que indica a direção em que deve ser deslocado o anel de borracha cada dia.

 

- A primeira conta oval, ao lado direito da conta preta indica o começo da menstruação
- As seis contas seguintes são marrons.
- As 12 seguintes são brancas.
- As 13 seguintes são marrons, sendo que a oitava é mais escura.
imagem colar
Modo de Uso

Ao receber o colar, deixe o anel de borracha sobre a conta preta indicada com a seta.
O dia que começar a menstruação, passe o anel para a conta vermelha.
Daí em diante, mover todos os dias, de manhã, o anel para a conta seguinte, sempre na direção indicada pela seta.
A mulher não pode ter relações nos dias em que o anel está sobre qualquer uma das contas brancas.
Quando o anel passa a primeira conta marrom depois das brancas, a mulher pode ter relações até chegar às contas brancas no próximo ciclo.
Ainda que já tenha passado as contas brancas, seguir deslocando o anel diariamente.
O dia que a menstruação descer, deslocar o anel até a conta vermelha.


Instruções Especiais - Atenção

Habitualmente, a menstruação descerá quando o anel esteja numa das cinco contas localizadas entre a conta marrom escura (ou na mesma conta marrom escura), e a conta preta.. Se a menstruação desce antes de chegar à conta marrom escura ou a borracha chegar à conta marrom e a menstruação ainda não desceu, significa que o ciclo durou menos de 26 (se a menstruação chegou antes da conta marrom escura) ou mais de 32 (se a borracha chegar à conta preta antes de descer a menstruação).

Em geral, não se deve tolerar mais de um ciclo de menos de 26 ou mais de 32 dias por ano.
Se isso acontecer, melhor mudar de método.