MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como se Usam



Se o adesivo estiver parcial ou totalmente solto

- Por menos de um dia, tente reaplicá-lo ou aplique um novo adesivo imediatamente. Não é necessário usar outro método anticoncepcional adicional. O "Dia de Troca" permanece o mesmo.

- Por mais de um dia ou se você não tiver certeza de quanto tempo, VOCÊ PODE NÃO ESTAR PROTEGIDA CONTRA A GRAVIDEZ - Inicie um novo ciclo de 4 semanas imediatamente, aplicando um novo adesivo. Agora você terá um novo "Dia I" e um novo "Dia de Troca". Você deve usar outro método anticoncepcional adicional, como preservativo, ou espermicida com diafragma durante a primeira semana deste novo ciclo.

Não tente reaplicar um adesivo se ele perdeu a aderência, aderiu a ele mesmo ou a outra superfície, tiver outro material aderido ou tiver se soltado ou caído antes. Não use fitas adesivas para manter o adesivo no lugar. Se não for possível reaplicar o adesivo, aplique um novo adesivo imediatamente


Se você esquecer de colocar o primeiro adesivo de um novo ciclo

Se você esqueceu de colocar o adesivo o dia correspondente, coloque-o assim que lembrar, mas use um método de barreira por sete dias. Se o atraso foi de um ou dois dias, não precisa mudar o dia de Troca e reInício.
Se o atraso foi de mais de dois dias agora você tem um novo Dia de Início e de Troca.



Se você esquecer de trocar no meio do ciclo

Semana 2 ou Semana 3: se você esquecer de trocar o adesivo por um ou dois dias aplique um novo adesivo assim que se lembrar. Aplique o próximo adesivo do "Dia de Troca" normal. Não é necessário usar outro método anticoncepcional adicional.

Semana 2 ou Semana 3: se você esquecer de trocar o adesivo por mais de dois dias, VOCÊ PODE NÃO ESTAR PROTEGIDA CONTRA A GRAVIDEZ - inicie um novo ciclo de 4 semanas assim que se lembrar, aplicando um novo adesivo. Agora você tem um "Dia de Troca" diferente e um novo "Dia I". Você deve usar outro método anticoncepcional como preservativo ou diafragma com espermicida durante a primeira semana do novo ciclo.



Se você esquecer de tirar o terceiro adesivo de um ciclo

Semana 4: se você esquecer de remover o terceiro adesivo, faça-o assim que se lembrar. Inicie o próximo ciclo no "Dia de Início" normal, o dia seguinte ao 28º Dia. Não é necessário usar outro método anticoncepcional adicional.



INTERRUPÇÃO DO TRATAMENTO
A mulher nunca deve interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

AJUSTE DO DIA DA TROCA
Caso a mulher deseje alterar o dia da troca do adesivo, ela deverá concluir o ciclo atual, retirando o terceiro adesivo de EVRA no dia correto e reiniciando no dia desejado, antes do dia de reInício previamente estabelecido.

Você nunca deve ficar sem o adesivo por mais de 7 dias

SANGRAMENTO DE ESCAPE OU SPOTTING
Em caso de sangramento de escape ou spotting (sangramento que ocorre nos dias de utilização do adesivo EVRA), o tratamento deverá continuar. Caso o sangramento de escape persista por mais que alguns ciclos, uma causa além da utilização de EVRA deverá ser afastada, especialmente câncer e gravidez.




FALTA DO SANGRAMENTO DE DEPRIVAÇÃO (AMENORRÉIA)
Em caso de ausência de sangramento de deprivação (sangramento que deverá ocorrer durante a semana sem adesivo), o tratamento deverá ser reiniciado no próximo dia programado para a troca do adesivo. Caso EVRA tenha sido utilizado corretamente, a ausência de sangramento de privação não é necessariamente uma indicação de gestação. Entretanto, a possibilidade de gestação deverá ser considerada, principalmente se houver ausência do sangramento de deprivação em 2 ciclos consecutivos. EVRA deverá ser descontinuado caso a gestação seja confirmada.

 

VÔMITO OU DIARRÉIA
Considerando a natureza da aplicação transdérmica, a administração dos hormônios não deverá ser afetada pelo vômito.


IRRITAÇÃO CUTÂNEA
Caso a utilização do adesivo resulte em irritação desconfortável, o adesivo poderá ser retirado, e um novo adesivo poderá ser aplicado em um local diferente até o próximo dia de troca. Apenas um adesivo deverá ser utilizado por vez.

ALGUMAS PERGUNTAS SOBRE O ADESIVO EVRA

O EVRA interfere com o uso de lentes de contato?

Pode interferir. Se a mulher apresentar alteração da visão ou não conseguir usá-las, o médico deve ser informado.

Pode ocorrer retenção de líquidos durante o uso de EVRA?
Os anticoncepcionais hormonais, incluindo o adesivo, podem causar edema (retenção de líquidos) com inchaço dos dedos e tornozelos e até um certo aumento da pressão arterial. Nestas circunstâncias o médico deve ser consultado.

Podem aparecer manchas na pele no uso do EVRA?
Manchas escuras na pele (melasma) podem ocorrer, particularmente no rosto, e estas podem persistir após o uso de anticoncepcionais hormonais.