MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Espermicida


  1. Modo de Uso

    1. Início de Uso

    2. IMPORTANTE: a mulher que escolhe usar espermicida se beneficiará de uma orientação adequada.

      Um provedor receptivo, que está atento às preocupações da mulher, responde às suas perguntas e fornece informações práticas e claras, estará ajudando-a a usar o espermicida com sucesso e satisfação.

    3. Critérios Médicos de Elegibilidade
    4. Os critérios médicos de elegibilidade para uso de métodos anticoncepcionais foram desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1996) com o objetivo de auxiliar os profissionais da saúde na orientação das(os) usuárias(os) de métodos anticoncepcionais. Não devem ser considerados uma norma estrita mas sim uma recomendação, que pode ser adaptada às condições locais de cada país. Consiste em uma lista de condições das(os) usuárias(os), que poderiam significar limitações para o uso dos diferentes métodos, e as classifica em 4 categorias, de acordo com a definição a seguir:

      OMS 1: o método pode ser usado sem restrições.
      OMS 2: o método pode ser usado. As vantagens geralmente superam riscos possíveis ou comprovados. As condições da categoria 2 devem ser consideradas na escolha de um método. Se a mulher escolhe este método, um acompanhamento mais rigoroso pode ser necessário.
      OMS 3: o método não deve ser usado, a menos que o profissional de saúde julgue que a mulher pode usar o método com segurança. Os riscos possíveis e comprovados superam os benefícios do método. Deve ser o método de última escolha e, caso seja escolhido, um acompanhamento rigoroso se faz necessário.
      OMS 4: o método não deve ser usado. O método apresenta um risco inaceitável.

      Lista de critérios médicos de elegibilidade para o espermicida

      Faça à mulher as perguntas abaixo. Se ela responder NÃO a todas as perguntas, então ela pode usar o diafragma, se assim desejar. Se ela responder SIM a quaisquer das perguntas, siga as instruções.

      1. Você teve, recentemente, um parto a termo ou um aborto espontâneo ou induzido no segundo trimestre? Se esse for o caso, quando?
      Não. Sim. A mulher pode usar espermicidas.
      2. Você sofre de alguma condição que possa ser agravada pela gravidez?
      Não. Sim. A mulher pode preferir usar um método mais eficaz. Entretanto, ela pode usar o espermicida se estiver fazendo uma escolha consciente e receber instruções apropriadas quanto ao seu uso eficaz.

    5. Momentos Apropriados para Iniciar o Uso
    6. A mulher pode começar a usar o espermicida a qualquer momento durante o ciclo menstrual, e logo após o parto ou aborto.

    7. Procedimentos para Iniciar o Uso do Método
    8. Antes de iniciar o uso de métodos anticoncepcionais, a mulher deve ser adequadamente orientada pelo profissional de saúde. Essa orientação deve abranger informações acuradas sobre todos os métodos anticoncepcionais disponíveis. Uma orientação adequada permite a tomada de decisão baseada em informações, traduzindo a "escolha livre e informada".

      Importante: Para orientação e aconselhamento em anticoncepção, consulte Orientação.

      Os procedimentos para iniciar o uso do método, relacionados abaixo, estão classificados em quatro categorias. Estes critérios foram desenvolvidos por um grupo de agências colaborativas da USAID e são orientados fundamentalmente para salientar os requisitos mínimos para a oferta de métodos anticoncepcionais em regiões com poucos recursos. O fato de não serem absolutamente necessários não significa que não devam ser utilizados em serviços que contam com recursos adequados; são procedimentos que significam boa prática médica. Deve-se salientar que, em muitas oportunidades, a falta de recursos para realizar alguns procedimentos francamente desnecessários (categoria D) é usada como justificativa para impedir o uso de alguns métodos anticoncepcionais.



      Categoria A essencial e obrigatório em todas as circunstâncias para o uso do método anticoncepcional.
      Categoria B médica/epidemiologicamente racional em algumas circunstâncias para otimizar o uso seguro do método anticoncepcional, mas pode não ser apropriado para todas (os) clientes em todos os contextos.
      Categoria C pode ser apropriado para uma boa atenção preventiva, mas não tem relação com o uso seguro do método anticoncepcional.
      Categoria D não somente desnecessários, mas irrelevantes para o uso seguro do método anticoncepcional.

      Procedimento Categoria
      Exame pélvico (especular e toque bimanual) C
      Medida de pressão arterial C
      Exame das Mamas C
      Triagem para DST por testes de laboratório (indivíduos assintomáticos) C
      Triagem para câncer de colo uterino C
      Testes laboratoriais rotineiros (colesterol, glicose, enzimas hepáticas) D
      Pontos específicos para orientação sobre espermicida:
      • Eficácia
      • Uso correto do método
      • O que fazer se apresentar desconforto com o uso do espermicida
      • Proteção contra DST
      A


      1. Instruções Gerais
      • Forneça à mulher um suprimento generoso do espermicida;
      • Explique como inserir o espermicida
      • Agende uma consulta de retorno para quando a mulher necessitar de mais espermicidas e convide-a a retornar a qualquer momento, caso apresente dúvidas, problemas, ou se desejar usar outro método.

       

      1. Instruções Específicas

      • Aplicando o espermicida:
        • A mulher aplica o espermicida na vagina antes de cada relação sexual;
        • A mulher não deve usar ducha por, no mínimo, seis horas após a relação sexual.

         

      Espuma ou creme:

      • a qualquer momento no período de uma hora antes do ato sexual, a mulher carrega o aplicador com a espuma ou o creme contidos no tubo ou lata de espermicida. Ela então coloca o aplicador na vagina, o mais fundo possível, e empurra o êmbolo do aplicador. No caso da espuma, ela tem que agitar vigorosamente a lata imediatamente antes de carregar o aplicador.

       

      Comprimido, supositório ou filme:

      • a mulher deve aplicar esse tipo de espermicida no máximo uma hora antes do ato sexual, mas pelo menos 10 minutos antes. A mulher coloca o comprimido, supositório ou filme no interior da vagina, o mais fundo possível, com um aplicador ou com os dedos. O filme deve ser dobrado ao meio e colocado, com os dedos secos, próximo ao colo uterino. Do contrário, o filme ficará preso aos dedos e não ao colo.

       

      • Armazenando o espermicida:

      A maioria dos espermicidas, especialmente os supositórios, deve ser estocada em um local frio e seco. Do contrário, eles podem derreter. Desde que mantidos em local seco, os comprimidos efervescentes são menos propensos a derreterem em climas quentes.

      • Recomende à mulher que retorne por alguma das seguintes razões:
        • Para obter mais espermicidas;
        • Se a mulher ou o parceiro desenvolverem reação alérgica;
        • Se a mulher ou o parceiro apresentarem sinais de irritação genital;
        • Se ela parou de usar o método;
        • Se ela tem dúvidas ou problemas, ou deseja trocar de método;
        • Descrever os sintomas dos problemas que requerem atenção médica:

      SINAIS DE ALERTA

      Se ocorrer algum desses sintomas, a mulher deverá ser orientada para procurar imediatamente o Serviço de Saúde:

      • Prurido, ardor, vermelhidão, pele irritada.

    9. Acompanhamento
      • Pergunte se a mulher tem dúvidas ou quer conversar sobre algum assunto;
      • Pergunte à mulher sobre a sua experiência com o método, se está satisfeita ou se tem problemas. Dê todas as informações ou ajuda de que ela necessita. Se ela tem problemas que não podem ser resolvidos, ajude-a a escolher um outro método;
      • Pergunte se ela apresentou problemas de saúde desde a sua última visita: reação alérgica ao espermicida, alguma condição médica que possa ser agravada pela gravidez. Nesses casos, se for apropriado, ajude-a a escolher outro método.

Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual