MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Vasectomia


  1. Modo de Uso

    1. Não existem condições médicas que restringem o uso da vasectomia de maneira permanente e o procedimento pode ser realizado com segurança em serviços de baixa complexidade. Porém, existem algumas condições que recomendam que a cirurgia seja adiada ou que o homem seja encaminhado a um centro de maior complexidade.


    2. Critérios Médicos de Elegibilidade
    3. Os critérios médicos de elegibilidade para uso de métodos anticoncepcionais foram desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS, 1996) com o objetivo de auxiliar os profissionais da saúde na orientação das(os) usuárias(os) de métodos anticoncepcionais. Não devem ser considerados uma norma estrita mas sim uma recomendação, que pode ser adaptada às condições locais de cada país. Consiste em uma lista de condições das(os) usuárias(os), que poderiam significar limitações para o uso dos diferentes métodos, e as classifica em 3 categorias, de acordo com a definição a seguir:

      ADIE: significa adiar a vasectomia. Essas condições devem ser tratadas e resolvidas antes que o procedimento seja feito. O provedor deve oferecer métodos anticoncepcionais temporários ao homem.
      ENCAMINHE: significa que o homem deve ser encaminhado a um centro médico onde um cirurgião experiente e sua equipe possam realizar o procedimento em um ambiente equipado para anestesia geral e outros cuidados médicos avançados.O provedor deve oferecer métodos anticoncepcionais temporários ao homem.
      CUIDADO: significa que o procedimento pode ser realizado em uma clínica não especializada, mas com preparação e precaução adequadas, dependendo da condição apresentada pelo homem.

      Para a lista completa dos critérios médicos de elegibilidade da OMS para uso da vasectomia, consulte critérios médicos de elegibilidade.

      Faça ao homem as perguntas abaixo. Se ele responder NÃO a todas as perguntas, então ele pode submeter-se à vasectomia, se assim desejar. Se ele responder SIM a alguma pergunta, siga as instruções.


      1. Você tem algum problema com seus órgãos genitais, tais como infecções, edema, lesões ou nódulos no seu pênis ou escroto? Que problemas?

      Não. Sim. Se o homem apresenta os seguintes problemas ou condições, ADIE a vasectomia e trate, conforme seja necessário, ou encaminhe:

      • Doença sexualmente transmissível em atividade (DST);

      • Os ductos espermáticos, os testículos e a ponta do pênis estão inflamados;

      • Infecção da pele do escroto ou massa no escroto.

      Se o homem apresenta os seguintes problemas, ENCAMINHE-O a um centro com pessoal médico capacitado e equipamento especializado, onde possam ser tratadas as eventuais complicações:

      • Hérnia inguinal (o médico, se capaz, pode fazer a vasectomia e reparar a hérnia. Se isso não for possível, a hérnia deve ser reparada primeiro, por outro médico);

      • Testículos altos que não migram para a bolsa escrotal, em ambos os lados.

      Se o homem apresenta os seguintes problemas, tenha CUIDADO:

      • Lesão escrotal prévia ou cirurgia;

      • Varicocele ou hidrocele volumosas;

      • Testículo alto que não migrou para a bolsa escrotal em apenas um lado (a vasectomia deve ser realizada somente no lado normal. Caso se detecte a presença de espermatozóides no sêmen depois de três meses, a vasectomia deve ser feita também do outro lado).

      2. Você sofre de outras condições ou infecções? Quais?
      Não. Sim. Se ele tem qualquer um dos seguintes problemas, ADIE o procedimento e encaminhe-o para tratamento:
      • Infecção generalizada ou gastroenterite grave;
      • Filariose ou elefantíase.

      Se o homem apresenta as seguintes condições, ENCAMINHE-O a um centro com pessoal médico capacitado e equipamento especializado, onde possam ser tratadas as eventuais complicações:

      • Doença relacionada à AIDS;
      • Coagulopatia.

      Se o homem apresenta o seguinte problema, tome CUIDADO:

      • Diabetes.

      Critérios de Elegibilidade no Brasil

      Em 12 de janeiro de 1996,foi promulgada a lei número 9.263, que dispõe sobre o Planejamento Familiar.

      Artigo 10:

      Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações:

      I. Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;

      II. Risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

      § 1º - É condição para que se realize a esterilização o registro de expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes.

      § 2º - É vedada a esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

      § 3º - Não será considerada a manifestação da vontade, na forma do § 1º, expressa durante ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente.

      § 4º - A esterilização cirúrgica como método contraceptivo somente será executada através da laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método cientificamente aceito, sendo vedada através de histerectomia e ooforectomia.

      § 5º - Na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.

      § 6º - A esterilização cirúrgica em pessoas absolutamente incapazes somente poderá ocorrer mediante autorização judicial, regulamentada na forma da lei.

      Fonte: Diário Oficial, nº 10, seção 1, 15 de janeiro de 1996.

      O Ministério da Saúde está elaborando a normatização do procedimento.

    4. Momentos Apropriados para Iniciar o Uso
    5. Segundo critérios médicos, um homem pode submeter-se à vasectomia em qualquer momento em que ele decida que não quer ter mais filhos.

    6. Procedimentos para Iniciar o Uso do Método
    7. Antes de iniciar o uso de métodos anticoncepcionais, o homem deve ser adequadamente orientado pelo profissional de saúde. Essa orientação deve abranger informações acuradas sobre todos os métodos anticoncepcionais disponíveis. Uma orientação adequada permite a tomada de decisão baseada em informações, traduzindo a "escolha livre e informada".

      Importante: Para orientação e aconselhamento em anticoncepção, consulte Orientação.

      Os procedimentos para o procedimento de vasectomia, relacionados abaixo, estão classificados em quatro categorias. Estes critérios foram desenvolvidos por um grupo de agências colaborativas da USAID e são orientados fundamentalmente para salientar os requisitos mínimos para a oferta de métodos anticoncepcionais em regiões com poucos recursos. O fato de não serem absolutamente necessários não significa que não devam ser utilizados em serviços que contam com recursos adequados; são procedimentos que significam boa prática médica.
      Deve-se salientar que, em muitas oportunidades, a falta de recursos para realizar alguns procedimentos francamente desnecessários (categoria D) é usada como justificativa para impedir o uso de alguns métodos anticoncepcionais.


      Categoria A essencial e obrigatório em todas as circunstâncias para o uso do método anticoncepcional.
      Categoria B médica/epidemiologicamente racional em algumas circunstâncias para otimizar o uso seguro do método anticoncepcional, mas pode não ser apropriado para todas (os) clientes em todos os contextos.
      Categoria C pode ser apropriado para uma boa atenção preventiva, mas não tem relação com o uso seguro do método anticoncepcional.
      Categoria D não somente desnecessários, mas irrelevantes para o uso seguro do método anticoncepcional.

      Procedimento
      Categoria
      Exame dos órgãos genitais A
      Medida de pressão arterial C
      Triagem para DST por testes de laboratório (indivíduos assintomáticos) C
      Exames laboratoriais rotineiros (colesterol, glicemia, enzimas hepáticas) D
      Procedimentos apropriados para prevenção de infecções A
      Pontos específicos para orientação sobre vasectomia:
      • Irreversibilidade do método
      • Eficácia
      • Uso de método complementar após o procedimento
      • Efeitos colaterais comuns
      • Sinais e sintomas para os quais deve procurar o Serviço de Saúde
      • Instruções pré-operatórias e pós-operatórias
      • Proteção contra DST (quando apropriado)
      A

      1. Instruções Gerais


      2. Importante: o homem que solicita a vasectomia precisa de uma boa orientação e aconselhamento.

        Um provedor gentil, que ouve as preocupações do homem, responde as suas dúvidas e fornece informações claras e práticas sobre o procedimento, especialmente o caráter permanente do método, estará ajudando-o a fazer uma escolha bem informada e a sentir-se satisfeito e seguro com o método. Uma orientação adequada contribuirá para que ele não se arrependa mais tarde.

        A legislação no Brasil impõe, como condição para realização do procedimento, o registro da expressa manifestação da vontade em documento escrito e firmado, após a informação a respeito dos riscos da cirurgia, possíveis efeitos colaterais, dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversível existentes. Alem disso, a legislação estabelece que, em vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges.

      1. Instruções Específicas


      2. Importante: As instruções descritas a seguir são a descrição resumida de um procedimento, que sob nenhuma circunstância deverá substituir o treinamento apropriado. Para realizar o procedimento de vasectomia é preciso treinamento e prática sob supervisão direta de profissional experiente.

        • O médico deve observar os procedimentos de prevenção de infecção.
        • O homem recebe uma injeção de anestésico local em seu escroto para prevenir a dor. Ele permanece acordado durante todo o procedimento.
        • Palpa-se a pele do escroto para identificar cada ducto deferente no seu interior. O médico faz uma pequena incisão na pele com um bisturi ou usa um instrumento cirúrgico afiado para fazer uma punção (na técnica de vasectomia sem bisturi).
        • O médico destaca cada ducto sob a incisão. A maioria dos médicos corta cada ducto e liga com fio as extremidades seccionadas. Alguns preferem fechar os ductos com grampo ou eletrocoagulação. A incisão pode ser suturada ou simplesmente protegida com curativo. O procedimento está concluído.
        • O homem pode sentir-se tonto por algum tempo após; se possível, ele deve repousar por 15 a 30 minutos.
        • O homem recebe instruções de como cuidar da ferida. Se sua parceira não estiver usando um anticoncepcional eficaz, ele deve receber condons para usar até que seu sêmen não contenha espermatozóides. Ele pode deixar a clínica em poucas horas, geralmente em menos de uma hora.


        Importante: A vasectomia sem bisturi é um novo procedimento, cujas diferenças em relação à técnica convencional são:

        • utiliza uma pequena punção ao invés de uma ou duas incisões no escroto.

        • uma técnica de anestesia especial requer somente uma picada, ao invés de duas ou mais.

        Vantagens:

        • menos dor e hematomas;

        • recuperação mais rápida;

        • menor tempo cirúrgico.

        Os dois tipos de procedimento são rápidos, seguros e eficazes.

         

        Técnica de vasectomia sem bisturi


        1. Cuidados que o homem deve tomar antes e após a cirurgia
          • Antes do procedimento, o homem deve:
            • Não tomar nenhuma medicação por 24 horas antes da cirurgia (a menos que o médico que realizará o procedimento aconselhe-o a fazê-lo).
            • Tomar banho antes do procedimento, especialmente lavando bem a região genital e a parte superior interna das coxas.
            • Usar roupas limpas, folgadas e confortáveis até chegar ao hospital.
          • Após o procedimento, o homem deve:
            • Se possível, colocar compressas frias no escroto por quatro horas, para reduzir o edema. Ele terá desconforto, edema e hematoma, que diminuem dentro de 2 a 3 dias.
            • Ficar em repouso por dois dias e evitar levantar peso por alguns dias.
            • Manter a incisão limpa e seca.
            • Usar cuecas ou calças justas para ajudar a dar suporte ao escroto. Isso diminuirá o edema, o sangramento e a dor.
            • Tomar algum analgésico que seja seguro e esteja disponível, se for necessário.
            • Usar condons ou outro método anticoncepcional eficaz durante as próximas 20 ejaculações ou por três meses após o procedimento. Recomenda-se a realização de espermograma, que deverá ter contagem negativa de espermatozóides, antes de liberar a atividade sexual sem outra proteção anticoncepcional.
          • Ele pode ter relações sexuais dentro de dois a três dias após o procedimento, se não tiver desconforto. O desempenho sexual não terá sido afetado.

        2. Retornos


          • O homem deve retornar nos seguintes casos:
            • Para uma visita de acompanhamento de rotina, se possível dentre de sete dias. Se necessário, nessa visita, os pontos devem ser removidos. O acompanhamento também pode ser feito em casa ou em outro centro de saúde.
            • Se ele tiver dúvidas ou qualquer tipo de problema.
            • Se sua parceira parou de menstruar ou achar que pode estar grávida.

        3. Problemas que requerem atenção médica
        4. Descrever os sintomas dos problemas que requerem atenção médica:

          SINAIS DE ALERTA !!!
          Se o homem apresentar algum desses sintomas, deverá ser orientado para procurar imediatamente o Serviço de Saúde:
          • Febre alta (>38°C) nas primeiras quatro semanas e especialmente na primeira semana;
          • Pus ou sangramento no local da incisão;
          • Dor, calor, edema ou eritema no local da incisão, que vêm piorando ou não melhoram.

    8. Acompanhamento
    9. Uma visita de retorno é altamente recomendável dentro de sete dias, ou pelo menos dentro de duas semanas após o procedimento. O profissional de saúde examina o local da incisão, verifica se há sinais de complicação e remove os pontos. Isso pode ser feito inclusive na casa do cliente ou em um centro de saúde.

      Recomenda-se fazer um espermograma três meses após a vasectomia. O exame microscópico do sêmen pode assegurar que não há espermatozóides e que o efeito anticoncepcional está garantido.

      Pergunte ao homem se tem dúvidas ou quer conversar sobre algum assunto. Pergunte se ele está satisfeito. Forneça-lhe as informações e ajuda de que ele necessita e convide-o a retornar sempre que tiver dúvidas ou problemas.


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual