Anticoncepcionais Orais Combinados

Chama-se Anticoncepcional Oral Combinado (AOC) uma preparação farmacêutica, sob a forma de comprimidos, que possui em associação dois hormônios esteróides sintéticos, um estrogênio e um progestogênio, que tem ações semelhantes às dos hormônios produzidos naturalmente pelos ovários humanos ( estrogênio e progesterona ) e que, uma vez ingerida de modo conveniente, tem a propriedade de evitar a gravidez.

 

A pílula anticoncepcional é o anticoncepcional hormonal mais antigo e mais utilizado no mundo ocidental. No Brasil, é o método anticoncepcional reversível mais comum, usado por 20% das mulheres casadas ou unidas em idade fértil (15 a 49 anos ). Tem alta eficácia e ação prontamente reversível quando descontinuado o seu uso.

Ao longo dos seus quase 50 anos de existência, os AOCs vêm sendo aprimorados visando manter sua elevada eficácia e aumentar sua segurança, de modo a permitir uma efetiva proteção anticoncepcional sem interferir de maneira prejudicial nas funções orgânicas, desta forma respeitando a homeostase da usuária. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda as preparações de anticoncepcionais orais combinados de baixa dose, contendo 35 mcg de etinilestradiol ou menos. Atualmente estão disponíveis no mercado farmacêutico inúmeras formulações que são o produto da constante redução das doses dos seus componentes, mormente do estrogênio, o etinilestradiol, o emprego de melhores progestogênios, que buscam a neutralidade metabólica (lipoproteínas, glicose/insulina e coagulação sanguínea) e em regimes de administração variados e diferentes da forma clássica (21x7 dias) por razões técnicas (farmacodinâmicas e clínicas).

Consulte aqui a lista dos anticoncepcionais orais combinados disponíveis no Brasil

É fácil concluir, do exposto, que os AOCs atuais apresentam melhor qualidade na medida em que são aperfeiçoados, sua diversidade enseja maior número de opções de ordem médica, seus efeitos são melhor tolerados, seu uso mais seguro, estendendo-se sua prática por maior extensão de tempo (como é desejável) fruto da maior satisfação das usuárias em vista de sua melhor seleção.