MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Como se Usa


Este método anticoncepcional é utilizado em ciclos de 28 dias: 21 dias usando o adesivo e sete dias de descanso. Este ciclo de uso deve ser respeitado ainda quando as menstruações (realmente sangramentos por deprivação hormonal) não aconteçam nas datas previstas.

Estas são as instruções que a usuária deve receber:

ONDE USAR
Escolha um local do seu corpo para colocar o adesivo, que pode ser colocado nas nádegas, abdome, parte superior externa do braço ou parte superior do dorso, em local onde não haja fricção por roupas justas. Nunca aplique o adesivo nas mamas. Para evitar irritação, aplique cada novo adesivo em um local diferente da sua pele.
 


APLICAÇÃO DO ADESIVO E TROCAS POSTERIORES

Abra o envelope, rasgando a
parte superior e a lateral do envelope.


Você verá que o adesivo é coberto por uma camada de plástico claro. É importante remover o adesivo e o plástico juntos do envelope. Usando a ponta de sua unha, levante uma ponta do adesivo e retire o adesivo e o plástico da embalagem. Algumas vezes, o adesivo pode grudar no interior do envelope - tenha cuidado para não remover acidentalmente a camada clara quando você remover o adesivo.

Retire metade do plástico claro e tenha cuidado para não tocar na superfície aderente do adesivo.



Aplique a parte aderente do adesivo na sua pele limpa e seca e depois remova a outra metade do plástico transparente. Pressione firmemente o adesivo com a palma da sua mão por aproximadamente dez segundos, certificando-se que as bordas do adesivo estejam bem aderidas. Verifique diariamente a adequada aderência das bordas.

Use o adesivo durante 7 dias (uma semana). No "Dia de Troca", "Dia 8", remova o adesivo e aplique outro adesivo imediatamente.

O adesivo usado ainda contém princípios ativos e deve ser dobrado ao meio, aderido a si mesmo, antes de ser jogado no lixo.


topo

RECOMENDAÇÃO
No momento da troca de adesivo, é preferível aplicar primeiro o novo adesivo e depois retirar o velho. A justificativa dessa atitude é que se, ao colocar o novo, por alguma razão, este não fica bem aderido ou se contamina no ato da colocação, a mulher pode ficar com o velho até comprar outro novo, já que o adesivo é ativo ainda por 48 horas após completar sete dias de uso. Isto é especialmente importante quando se está aplicando o terceiro adesivo, momento em que a usuária não tem outros adesivos em casa.

A melhor maneira de lembrar o dia da troca é recordar que todas as trocas e o início de um novo ciclo devem acontecer no mesmo dia da semana.

Por isso, recomendamos marcar num calendário o dia da colocação com uma letra "I" e marcar com "T" para troca, o mesmo dia da semana, das duas semanas seguintes e com "R" para remoção o mesmo dia da semana da semana seguinte.

 

LEMBRETE

 
Em mulheres que estão menstruando espontaneamente, o primeiro adesivo deve ser colocado nas primeiras 24 horas da menstruação. (Primeiro dia do ciclo)
No exemplo: a mulher colocou o primeiro adesivo na quarta feira 1 de outubro.(Início)
No dia
8 de outubro coloca o segundo e tira o primeiro (Troca)
No dia
15 de outubro coloca o terceiro e tira o segundo (Troca)
No dia
22 de outubro remove o terceiro e fica sem nada (Remoção)
No dia
29 de outubro coloca o primeiro adesivo do segundo ciclo (Início)
No dia
5 de novembro coloca o segundo e tira o primeiro (Troca).......
E assim sucessivamente...INDEPENDENTEMENTE DE QUANDO ACONTEÇAM OS SANGRAMENTOS


topo








topo



 




Quando iniciar o uso
A condição mais importante para iniciar o uso do EVRA, assim como para qualquer outro método anticoncepcional, é que a mulher não esteja grávida. Existindo certeza de que ela não está grávida, pode começar o seu uso a qualquer momento, respeitando as condições já descritas nos critérios de elegibilidade.
O EVRA pode ser usado por uma mulher que está menstruando espontaneamente; para substituir outro método hormonal, com o qual possa estar menstruando regularmente ou estar em amenorréia; depois da retirada de um DIU; após um parto, com ou sem lactação ou depois de um aborto.


volta ao menu





Início do uso em mulheres menstruando espontaneamente.
Idealmente, o primeiro adesivo deve ser aplicado durante as primeiras 24 horas do seu período menstrual. Se o uso se inicia depois do primeiro dia, recomenda-se usar um método de barreira ou abstinência por sete dias.




volta ao menu

 




Início após suspender a pílula.
O tratamento com EVRA deverá ser iniciado (aplicação do adesivo) no dia que corresponderia a recomeçar o uso da pílula. Se iniciado depois, deverá ser usado um método de barreira ou manter abstinência por sete dias.


volta ao menu




Início após o uso de anticoncepcionais injetáveis.

Aplicar o adesivo no dia em que deveria tomar a injeção, respeitando o prazo além da data de reaplicação da injeção. Ou seja, o adesivo pode ser colocado até 15 dias depois do dia em que deveria tomar a injeção trimestral e até sete dias após a data em que deveria ter tomado a injeção mensal.

Se o adesivo é colocado depois desse prazo, a mulher deverá usar um método de barreira por sete dias..




volta ao menu

 




Início após um parto.
Se a mulher está amamentando, o EVRA pode ser usado a partir do sétimo mês. Afastar a gravidez antes de começar o uso se não houver menstruação. Se não está amamentando pode começar aos 28 dias pós-parto.


volta ao menu

 





Início após um aborto.
Após um aborto no primeiro trimestre, EVRA poderá ser iniciado imediatamente (até cinco dias) ou pode-se esperar a menstruação. Nesse intervalo, ela deverá ser instruída a utilizar um método anticoncepcional não hormonal.
EVRA deverá ser iniciado não antes de 4 semanas após um aborto ocorrido no segundo trimestre. Quando EVRA for utilizado após o parto ou aborto, o aumento do risco de doença tromboembólica deverá ser considerado.


volta ao menu

 



Início após remoção do DIU.
Pode iniciar imediatamente se há certeza de que não está grávida ou esperar a próxima menstruação. Se a retirada do DIU foi fora do período menstrual e colocou o adesivo imediatamente, a mulher deve usar um método de barreira por sete dias.
 



volta ao menu