MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS


Efeitos Colaterais e Intercorrências


Os EAs relatados em estudos clínicos com EVRA, em sua maioria, foram de intensidade leve a moderada e levaram a descontinuação do uso do método numa freqüência baixa. No maior estudo clínico disponível, em 3.300 usuárias, os EAs mais comuns, com incidência maior do que 10%, levaram, individualmente, a menos de 2% de abandono de uso (ver tabela abaixo).

EFEITO ADVERSO
INCIDÊNCIA (%)
ABANDONO (%)
Sintomas mamários
22
1,9
Dor de cabeça
21
1,1
Reação no local de aplicação
17
1,9
Náusea
16,8
1,7
Dismenorréia
10,1
< 1


Efeitos sobre o Ciclo Menstrual
O comportamento do adesivo EVRA foi similar ao de anticoncepcionais combinados orais já no 14º dia de tratamento. As amostras de biópsias mostraram-se todas progestacionais no 3º ciclo e o controle do ciclo foi bom. A freqüência de sangramento de escape ou de manchas (spotting) foi de 3,4% durante o 1º ciclo e reduzida para 1,3% no 13º ciclo. A taxa de descontinuação por irregularidades no sangramento foi de apenas 0,5%. Nos estudos clínicos o sangramento de privação ocorreu no 4º dia de intervalo sem droga e teve uma duração média de 5 a 6 dias. A incidência de amenorréia (definida, nos estudos, como dois ciclos consecutivos sem sangramento ou manchas) foi de 0,1%. Pode-se concluir que o EVRA tem um controle de ciclo muito satisfatório, melhor que o da maioria dos métodos hormonais.

Efeitos sobre o Peso
Em estudos nos quais as mulheres usaram o adesivo durante até 13 ciclos, não houve alterações clinicamente importantes no peso corporal a partir dos valores basais até o fim do tratamento. A alteração média no peso foi de 0,3kg. Em outro estudo, de 9 ciclos de duração, comparando-o aleatoriamente com placebo, não houve diferença entre EVRA e placebo. Conclui-se, portanto, que o uso do EVRA não está associado a alterações significativas do peso corporal.

Reações no Local de Aplicação
Embora 17% das usuárias de EVRA tenham relatado estas reações durante os estudos clínicos, elas foram de pequena monta e apenas 2% delas descontinuaram o tratamento por esta causa.