MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Condom


  1. Manejo das Intercorrências ou Complicações

    1. Como Tratar os Problemas
    2. Não menospreze as queixas do(a) cliente. Se o(a) cliente não está satisfeito(a) após a orientação, ajude-o(a) a considerar as vantagens do condom perante o risco de DST. Se o(a) cliente apresenta ou corre o risco de adquirir DST, encoraje-o(a) a continuar usando condom. Caso contrário, ajude-o(a) a escolher outro método.

      • O condom ou lubrificante causa prurido ou vermelhidão nos órgãos genitais
        • Sugira usar água como lubrificante (se o problema for falta de lubrificante);
        • Se o prurido persiste, o(a) cliente e o(a) parceiro(a) devem ser examinados para descartar uma infecção;
        • Se não há infecção, e alergia ao látex parece ser a causa mais provável do problema, ajude-o(a) a escolher outro método, a menos que ele(ela) corra risco de adquirir DST.

      • Se o(a) cliente está usando condons lubrificados com espermicida: recomende o uso de um condom seco ou sem espermicida (pode ser usado água como lubrificante). Se o problema persiste, ajude-o(a) a escolher outro método, a menos que haja risco para contrair DST.

      Importante: Se o(a) cliente corre risco de contrair uma DST, inclusive HIV/AIDS, recomende o uso do condom, apesar do desconforto. Explique que as medidas razoavelmente eficazes de prevenção contra DST são:

      • Usar condom em todas as relações sexuais, ou
      • Manter relações sexuais com uma (um) parceira (o) que não tenha DST e que não possui outros parceiros(as), ou
      • Praticar abstinência (não manter relações sexuais).
      • O parceiro não consegue manter a ereção ao colocar ou usar o condom
        • É pouco frequente; quando ocorre, em geral é devido a fatores psicológicos. Converse com o(a) cliente sobre alternativas mais prazerosas e que causam menos embaraço no uso do condom.Se a mulher coloca o condom no homem, a experiência pode ser mais agradável. Explique que, com o tempo, a maioria dos casais se sente mais à vontade.
        • Sugira o uso de pouca quantidade de água ou lubrificante à base de água no pênis e por fora do condom. Isso pode aumentar a sensibilidade e ajudar a manter a ereção.

    3. Quando Interromper a Anticoncepção ou Trocar de Método

    Com base no princípio de livre escolha do método anticoncepcional, a mulher pode optar por outro método anticoncepcional se e quando assim o desejar, ou se apresentar problemas com o uso do condom.

    Também é livre (e informada) a decisão da mulher optar por não usar qualquer método anticoncepcional, se assim o desejar por qualquer motivo.


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual