MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Condom


  1. Características

    1. Tipos

      Condom Masculino de Látex:

      É uma capa ou luva feita para cobrir e se ajustar ao pênis ereto do homem e formar uma barreira física entre o pênis e vagina. Também conhecido como camisinha ou preservativo. É feito de uma lâmina fina de borracha de látex. Alguns são lubrificados com silicone ou lubrificantes à base de água, e alguns são revestidos com espermicidas além do lubrificante. Está disponível em uma grande variedade de tamanhos, formas, cores e texturas. Existem no mercado brasileiro numerosas marcas do produto.


      Condom Masculino de Plástico:

      É mais fino e mais forte do que o condom de látex. Geralmente é maior e o material é mais estável. É mais resistente à luz e ao calor do que o condom de látex. Permite maior sensibilidade durante o ato sexual. Pode ser usado com lubrificantes à base de óleo. O grau de proteção contra DST é semelhante ao condom de látex. Vários tipos de condom de plástico estão em estudo, e ainda não são disponíveis no Brasil.


      Condom Feminino:

      É uma bolsa de plástico leve, frouxa, que se adapta à vagina e protege o colo do útero, a vagina e a genitália externa. A bolsa possui um anel leve e flexível em cada extremidade. A extremidade fechada do preservativo feminino é inserida até o fundo da vagina. O anel aberto permanece do lado de fora da vagina após a inserção, protegendo os lábios e a base do pênis durante o ato sexual. O produto é pré-lubrificado e serve para ser utilizado apenas uma vez. Assim como o condom masculino, forma uma barreira física entre o pênis e a vagina, impedindo a passagem de esperma através do trato genital feminino. Pode reduzir a transferência de agentes infecciosos entre os parceiros sexuais, particularmente os associados às úlceras genitais.


      É conhecido pelos nomes de Femidom ou Reality.



      Importante: As informações descritas a seguir referem-se ao condom masculino de látex.

    1. Mecanismo de Ação
    2. Os condons ajudam a prevenir tanto a gravidez quanto as doenças sexualmente transmissíveis (DST). Usados corretamente, eles não permitem que o esperma e os microorganismos contidos no sêmen entrem em contato com a vagina; também impedem que os microorganismos da vagina penetrem no pênis.

    3. Eficácia


    4. Importante: o condom deve ser usado corretamente, em todas as relações sexuais, para ser altamente eficaz. Muitos homens não usam condons corretamente ou não os usam em todas as relações sexuais. Nestes casos, eles correm o risco de engravidar a parceira, de contrair uma DST, ou de transmitir uma DST.

      Quando usado da forma mais comum, têm uma eficácia média para prevenir a gravidez: taxa de gravidez de 14 para cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada oito).

      Têm maior eficácia para prevenir a gravidez quando usados corretamente, em todas as relações sexuais: taxa de gravidez de três em cada 100 mulheres no primeiro ano de uso (uma em cada 33).

      Ajudam a prevenir as doenças sexualmente transmissíveis: Os condons são a melhor proteção contra as DST. Eles impedem que o usuário adquira uma DST e que transmita DST para a parceira. Entre essas DST estão: HIV/AIDS, gonorréia, sífilis, clamídia, e tricomoníase. Os condons provavelmente oferecem proteção, mas não muita, contra herpes genital, vírus do condiloma genital e outras doenças que causam ulcerações na pele desprotegida.

      Em geral, os estudos mostram que o risco de contrair gonorréia, tricomoníase ou infecção por clamídia é aproximadamente dois terços maior nos indivíduos que nunca usam condons do que nos indivíduos que usam. Estudos mostram que os usuários de condons têm menos da metade do risco de contrair o HIV, o vírus que causa AIDS; e esses estudos incluíram indivíduos que usaram os condons incorretamente ou inconsistentemente.

      Os indivíduos que usam condons corretamente em todas as relações têm risco menor de contrair doenças.

      Veja a tabela que mostra a taxa de falha dos Métodos Anticoncepcionais.

    5. Desempenho Clínico
    6. Em geral, os estudos disponíveis fazem referência ao uso irregular do método. Além disso, a regularidade de uso parece ser diferente de acordo com o grupo a ser avaliado: adolescentes, casais, trabalhadoras do sexo, etc.

      Causas de ruptura e deslocamento do condom: se o condom desloca ou se rompe, geralmente é devido a falha humana. As técnicas de produção e o rigoroso controle de qualidade tornaram extremamente raros os rompimentos por defeitos de fabricação. As taxas de ruptura, considerando todos os usuários, são inferiores a 5%. São comportamentos que aumentam a possibilidade de ruptura e deslocamento do condom: abrir o pacote com objetos pontiagudos, desenrolar o condom antes de usá-lo, relações sexuais prolongadas ou intensas e o armazenamento inadequado.

    7. Efeitos Secundários
      • Condons de látex causam prurido em algumas pessoas alérgicas a esse material. Além disso, alguns indivíduos podem ser alérgicos ao lubrificante de algumas marcas de condom.
      • Para alguns casais, pode diminuir a sensação de prazer durante a relação sexual.

    8. Riscos e Benefícios
      • Riscos
        • Indivíduos alérgicos ao látex podem apresentar vermelhidão, prurido e edema após o uso do condom.

      • Benefícios
        • Previnem DST, inclusive HIV/AIDS, assim como também a gravidez, quando usados corretamente, em cada relação sexual;
        • Diminuem a incidência das complicações causadas pelas DST -doença inflamatória pélvica, dor pélvica crônica, possivelmente câncer de colo uterino e infertilidade nos homens e mulheres;
        • Podem ser usados para prevenir DST durante a gravidez;
        • Seguros, não apresentam efeitos colaterais hormonais;
        • Ajudam a prevenir a gravidez ectópica;
        • Seu uso pode ser interrompido a qualquer momento;
        • Oferecem anticoncepção ocasional sem a necessidade de manutenção diária;
        • Permitem que o homem assuma a responsabilidade de prevenir uma gravidez e algumas doenças;
        • Freqüentemente, ajudam a prevenir a ejaculação precoce (ajudam o homem a prolongar o período que antecede o orgasmo).

    1. Duração
      • Prazo de Validade
      • O prazo de validade do condom varia entre 3 e 4 anos, de acordo com o fabricante. Em nenhuma hipótese, preservativos com o prazo de validade vencido devem ser utilizados, ou distribuídos. A data de fabricação e a data de validade estão impressas no invólucro. O profissional de saúde, ao fornecer os condons, deve entregar primeiro aqueles mais próximos do prazo de vencimento. Deve, também, orientar a mulher ou o homem para verificar o prazo de validade ao adquirir o produto.

      • Duração de Uso
      • O condom, se usado corretamente, oferece proteção anticoncepcional já no primeiro ciclo de uso.A efetividade do método se mantém durante todo o período de uso. Pode ser usado desde a adolescência até a menopausa. Pode ser usado por casais de qualquer idade (critérios de elegibilidade).


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual