MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Anticoncepcional Hormonal Injetável Trimestral


  1. Manejo das Intercorrências ou Complicações

  2. Não menospreze as queixas da usuária;

    • Se a mulher está preocupada, procure tranqüilizá-la;
    • Se ela continuar insatisfeita após o tratamento e orientação, ajude-a a escolher outro método, se ela quiser.

    1. Como Tratar os Problemas
      • Sexualmente ativa e atraso de mais de duas semanas para uma nova injeção:
        • Se há possibilidade de gravidez, investigue.
        • Se a possibilidade de gravidez é nula ou pequena, ela pode continuar usando o AMP-D, se assim o desejar.
      • Amenorréia: Tranqüilize-a, explicando que amenorréia é normal entre as usuárias de AMP-D e não é prejudicial. Tranqüilize-a, explicando também que a amenorréia não significa que ela não poderá ficar grávida após interromper o AMP-D. Também não significa que ela entrou na menopausa precocemente. Se a mulher completou 50 anos, interrompa o AMP-D por nove meses e verifique se a menstruação retorna. Ela deve usar um método não-hormonal no período. Onde está disponível, a dosagem de FSH no sangue pode ser um excelente indicador para permitir suspender o uso de Depo-Provera em mulheres com amenorréia e 50 anos ou mais. Se o FSH for superior a 25 mUI/ml, Depo-Provera pode ser suspensa sem risco de gravidez.
      • Manchas ou sangramento no intervalo entre as menstruações que provocam desconforto: Tranqüilize-a explicando que manchas ou sangramento no intervalo entre as menstruações é normal e muito comum durante os primeiros meses de uso do AMP-D. Se algum problema ginecológico foi detectado, trate.
      • Sangramento volumoso e incômodo:
        • Se o sangramento já cessou e a mulher deseja continuar o uso do método, tranqüilize-a e aplique a nova dose.
        • Se o sangramento continua e sugere uma condição subjacente, trate a condição.
        • Se o sangramento não tem causa aparente e não há contra-indicação ao uso de estrogênio: anticoncepcionais orais combinados de baixa dose, um por dia, por 7 a 21 dias, por dois ou três ciclos, OU 30 a 50 microgramas de etinilestradiol diariamente por 7 a 21 dias.
        • Oriente-a para ingerir alimentos ricos em ferro.
      • Sangramento vaginal anormal e inexplicado: Se o sangramento começou após ter iniciado o uso do AMP-D, ela pode continuar a usá-lo, enquanto está sendo avaliada; Explique que o AMP-D normalmente altera o padrão menstrual e que, normalmente, essas alterações não são prejudiciais. Avalie e trate quaisquer condições médicas subjacentes.
      • Cefaléia intensa com visão turva: A mulher portadora de enxaqueca pode usar AMP-D com segurança. Ela deve, entretanto, trocar por um método não hormonal se a enxaqueca começou ou piorou após ter iniciado o uso de AMP-D ou está acompanhada de visão turva, perda temporária de visão, escotomas cintilantes ou linhas em zigue-zague, ou dificuldade para falar ou se locomover.

    2. Quando Interromper a Anticoncepção ou Trocar de Método

      Baseado no princípio de livre escolha do método anticoncepcional, a mulher pode optar por outro método anticoncepcional se e quando assim o desejar, ou se apresentar problemas com os quais o uso de AMP-D não é adequado.

      Também é livre (e informada) a decisão da mulher optar por não usar qualquer método anticoncepcional, se assim o desejar por qualquer motivo.


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual