MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Anticoncepcional Oral com média dose de Progestogênio


Características

    1. Composição

      Este anticoncepcional contém apenas um tipo de progestogênio, o desogestrel, na dose de 75 mcg em cada comprimido. É comercializado em embalagens com 28 pílulas ativas, com o nome de Cerazette® . Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.
    1. Mecanismo de ação

      O principal mecanismo de ação é a inibição da ovulação. Segundo a monografia do produto, ocorreu inibição da ovulação em 97% dos períodos de tratamento em mulheres usando Cerazette.
      Outro mecanismo de ação adicional é o aumento da viscosidade do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides.

    2. Eficácia

      A eficácia descrita na monografia do produto, incluindo mulheres lactantes e não lactantes, mostrou uma taxa de falha de 0,14 por 100 mulheres em 1 ano. Quando excluídas as lactantes, os estudos mostraram uma taxa de falha de 0,17 por 100 mulheres em 1 ano.

    3. Importante:

      Deve ser tomado a intervalos regulares de 24 horas; contudo, um atraso de até 12 horas não deve afetar sua eficácia contraceptiva.


    4. Efeitos secundários

      Os efeitos colaterais mais comuns foram relacionados às alteraçãos do fluxo menstrual sendo que, ao final de um ano, aproximadamente 50% das mulheres apresentaram amenorréia ou sangramento infrequente e 4% continuaram apresentando sangramento frequente.
      Outros efeitos secundários menos frequentes foram: cefaléia (6,8%), acne (4,1%), sensibilidade mamária (3,7%), náusea (3,3%), vaginite (3,2%) e dismenorréia (1,4%).

    5. Outros efeitos


      • Riscos
        • Por conter somente progestogênio, praticamente não apresenta riscos importantes à saúde. Pode ser considerada um dos anticoncepcionais mais seguros.

      • Benefícios
        • Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto. A quantidade e a qualidade do leite materno não são prejudicadas (ao contrário dos anticoncepcionais orais combinados, que podem reduzir a produção de leite);
        • Não apresentam os efeitos colaterais do estrogênio. Não aumentam o risco de complicações relacionadas ao uso de estrogênio, tais como infarto ou acidente vascular cerebral;
        • Parece não ter efeito significativo sobre o metabolismo lipídico e de carbohidratos.

    1. Modo de Uso

      O modo de uso e o manejo das intercorrências seguem rotina semelhante ao dos demais anticoncepcionais de progestogênio.

      Importante: Deve ser tomada todos os dias, sem intervalo de descanso.

Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual