MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Anticoncepcionais Orais de Progestogênio


  1. Manejo das Intercorrências ou Complicações

    1. Como Tratar os Problemas
      • Amenorréia, sangramento irregular ou manchas na lactante: tranqüilizar a mulher e lhe dizer que essas situações são normais durante a amamentação, com ou sem o uso de minipílula;
      • Amenorréia, sangramento irregular ou manchas na não lactante: perguntar se a mulher está menstruando regularmente com o uso da minipílula e a menstruação falhou de repente. Neste caso ela pode ter ovulado e deve-se descartar gravidez;
      • Sangramento vaginal inexplicado e anormal, que sugira gravidez ectópica ou condição médica subjacente: explicar à mulher que ela pode continuar tomando a pílula enquanto submete-se a investigação; explicar que a minipílula às vezes altera a menstruação, e que isso não é prejudicial;
      • Doença cardíaca coronariana ou AVC: a minipílula pode ser usada com segurança. Se a condição evoluir após o início do uso, ela deve trocar por um método não hormonal.
      • Cefaléia intensa com visão turva (enxaqueca): a minipílula pode ser usada com segurança. A mulher deverá trocar por um método não-hormonal se a cefaléia começa ou piora após ter iniciado o uso da pílula, e se a cefaléia está acompanhada de visão turva, perda temporária de visão, escotomas cintilantes, linhas em zigue-zague, dificuldade para falar e se locomover.
      • Se a mulher não estiver satisfeita após o tratamento e aconselhamento dos problemas acima descritos, ajude-a a escolher outro método, se ela assim o desejar.

    2. Quando Interromper a Anticoncepção ou Trocar de Método

      Baseado no princípio de livre escolha do método anticoncepcional, a mulher pode optar por outro método anticoncepcional se e quando assim o desejar, ou se apresentar problemas com os quais o uso da pílula de progestogênio não é adequado.

      Também é livre (e informada) a decisão da mulher optar por não usar qualquer método anticoncepcional, se assim o desejar por qualquer motivo.


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual