MÉTODOS DE
BARREIRA

MÉTODOS BASEADOS NA
PERCEPÇÃO DA FERTILIDADE
e NATURAIS

DISPOSITIVO
INTRA-UTERINO

MÉTODOS
CIRÚRGICOS




Anticoncepcionais Orais de Progestogênio


  1. Características

    1. Tipos e Composição
    2. Este anticoncepcional contém apenas progestogênio em uma quantidade muito pequena, encontrado em embalagens com 28 ou 35 pílulas ativas. Todos os comprimidos têm a mesma composição e dose.

      Anticoncepcionais orais de progestogênio disponíveis no Brasil
      Noretisterona 0,35mg
      Micronor, Norestin 35 ativas
      Levonorgestrel 0,030mg
      Nortrel, Minipil 35 ativas
      Linestrenol 0,5mg Exluton 28 ativas


    3. Mecanismo de ação

    4. Promovem o espessamento do muco cervical, dificultando a penetração dos espermatozóides;

      Inibem a ovulação em aproximadamente metade dos ciclos menstruais.

      Importante

      NÃO interferem em uma gravidez em andamento.

    5. Eficácia
    6. Para a lactante: É muito eficaz quando usada de forma correta e consistente, com uma taxa de falha de aproximadamente 0,5 em cada 100 mulheres em um ano. A eficácia em uso típico também é alta com uma taxa de falha de aproximadamente uma gravidez para cada 100 mulheres em um ano. A alta eficácia durante a lactação explica-se porque a lactação, especialmente quando exclusiva e nos primeiros seis meses, oferece uma alta taxa de proteção. 

      Para a não lactante: A eficácia em uso correto e consistente também é alta, mas não tão alta quanto a da pílula combinada. Não existe muita informação sobre a eficácia desse método em uso típico fora da lactação, mas a maioria dos autores concordam que a taxa de gravidez é mais alta do que a das combinadas. Os estudos disponíveis mostram resultados muito variáveis. A taxa de gravidez da minipílula é influenciada pela maneira como é tomada; quando não é tomada regularmente a cada 24 horas, a taxa aumenta. 

      As taxas de incidência de gravidez para os anticoncepcionais orais de progestogênio em uso típico fora da amamentação não estão disponíveis.


      Importante:

      São mais eficazes quando tomados à mesma hora todos os dias.


      Veja a tabela que mostra a taxa de falha dos métodos anticoncepcionais.

    7. Desempenho clínico
    8. Poucos estudos avaliaram as taxas de descontinuação entre usuárias de pílulas de progestogênio, a maioria entre lactantes. Em um estudo, a taxa de descontinuação entre lactantes em um ano foi de 76,5%.

      Há poucos estudos bem controlados sobre a taxa de continuação fora da lactação. Porém, as poucas experiências avaliadas sugerem que a taxa seria maior do que a dos anticoncepcionais orais combinados.

      Entre as razões que afetam a descontinuação do método, são apontadas principalmente, entre lactantes, as razões pessoais (desejo de trocar de método) e alterações menstruais. Entre não lactantes, a principal causa de descontinuação do método relaciona-se às alterações menstruais.

    9. Efeitos secundários
    10. Para as mulheres que não estão amamentando, os efeitos colaterais mais comuns são as alterações no fluxo menstrual; spotting (manchas), amenorréia que pode ocorrer durante vários meses, fluxo menstrual abundante ou prolongado;

      Para as lactantes, as alterações menstruais podem não ser percebidas ou não representam incômodo, porque essas mulheres habitualmente não têm ciclos regulares; os anticoncepcionais orais somente de progestogênio podem prolongar a amenorréia durante a amamentação;

      Outros efeitos colaterais comuns são cefaléia e sensibilidade mamária.


      Importante:

      Não previnem gravidez ectópica. A taxa de gravidez entre as usuárias de anticoncepcionais de progestogênio é baixa, especialmente durante a amamentação. Quando ocorre a gravidez, um em cada 10 casos será de uma gravidez ectópica.


    11. Riscos e benefícios
      • Riscos
        • Por conter somente progestogênio em dose muito baixa, a minipílula praticamente não apresenta riscos importantes à saúde. Pode ser considerada um dos anticoncepcionais mais seguros.
        • O risco mais importante é a falha anticoncepcional. Para minimizar o risco de gravidez, deve ser tomada sempre à mesma hora, todos os dias. Algumas horas de atraso já são suficientes para aumentar o risco de gravidez em mulheres que não estão amamentando. Esse risco aumenta significativamente se a mulher esquece de tomar duas ou mais pílulas.
        • As usuárias desse método apresentam maior risco de gravidez ectópica do que as usuárias de anticoncepcional oral combinado e de DIU, porém o risco é menor do que entre as mulheres que não estão usando nenhum método anticoncepcional.

      • Benefícios
        • Podem ser usados por lactantes a partir de seis semanas após o parto. A quantidade e a qualidade do leite materno não são prejudicadas (ao contrário dos anticoncepcionais orais combinados, que podem reduzir a produção de leite);
        • Não apresentam os efeitos colaterais do estrogênio. Não aumentam o risco de complicações relacionadas ao uso de estrogênio, tais como infarto ou acidente vascular cerebral;
        • Menor risco de efeitos colaterais relacionados ao uso de progestogênio, tais como acne e aumento de peso, do que com o uso de anticoncepcionais orais combinados;
        • Podem ajudar a prevenir: doenças benignas de mama, câncer de endométrio ou de ovário, doença inflamatória pélvica.

    1. Duração
      • Prazo de Validade
      • O prazo de validade da pílula de progestogênio é de 2 a 5 anos, variando de acordo com o fabricante. A data de fabricação e a data de validade estão impressas na embalagem e também na cartela. O profissional de saúde, ao fornecer as cartela, deve entregar primeiro aquelas mais próximas do prazo de vencimento. Deve, também, orientar a mulher para verificar o prazo de validade ao adquirir o produto.

      • Duração da Ação
      • A efetividade do método se mantém durante todo o período de uso. Pode ser usado por todo o tempo em que a mulher desejar manter o efeito anticoncepcional. O uso deve ser contínuo, sem pausas entre as cartelas.


Próxima Seção
Seção Anterior
Início do Capítulo
Índice do Capítulo
Índice do Manual